quarta-feira, 29 de setembro de 2010

reAGIR para não morrer: fim das Bibliotecas Públicas Municipais?

Carlos Oliveira e Carlos Gomes, estudantes do Curso de Biblioteconomia e membros da diretoria da AGIR.
Um dos primeiros livros lidos no Curso de Biblioteconomia é O QUE É BIBLIOTECA do autor Luis Milanesi. "Das placas de argila dos povos assírios e babilônios à tecnologia dos computadores, de museus de livros as armas ideológicas de Estado, muitas foram as características e funções da biblioteca. Aqui, Luiz Milanesi expõe tudo isso e vai mais longe - propõe que, além de preservar a memória e organizar as informações, a biblioteca dê ao usuário a possibilidade de também ele produzir bens culturais".
Milanesi tem uma forma bem particular de abordar a precariedade das Bibliotecas Públicas. Na realidade hoje temos bibliotecas públicas municipais mortas e ainda não enterradas. Percebemos como tudo pode nelas, menos a presença de Bibliotecários. São raras as Bibliotecas públicas municipais que contam com honra de ter esse profissional muitas vezes ignorado pelos poderes públicos.
A Empresa AGIR Consultoria Jr. do Curso de Biblioteconomia da UFC Campus Cariri está prestando um trabalho social na Biblioteca Municipal de Juazeiro do Norte. Alunos organizam acervo para disseminação da irformação. Um bibliófilo conseguiu doação de aproximadamnete 25 mil livros. Veja a matéria abaixo. Vamos ver se a AGIR ajuda a Biblioteca reAGIR e reviver. Parabéns ao Franco pela iniciativa em arrecadar periódicos e livros.
A coordenação da Biblioteca Pública Municipal de Juazeiro do Norte está lançando a campanha ARRECADAÇÃO DE LIVROS PARA AS PADARIAS ESPIRITUAIS, com objetivo de conseguir abastecer as 20 bibliotecas comunitárias que serão instaladas em Juazeiro do Norte até o Centenário e outras da Região Metropolitana, que estão sendo criadas. Segundo o coordenador da Biblioteca, Franco Barbosa, a Fundação Enoch Rodrigues de Brasília já doou mais de 25 mil títulos, que chegaram nesta quarta-feira, dia 08 de setembro. “Nós precisamos de 60 mil livros nos próximo 10 meses. Por isso estamos solicitando de todas as pessoas que puderem doar livros para este grande projeto social que procurem a Biblioteca Pública Municipal Possidônio Silva Bem, e façam a doação do que for possível. Um livro, dois livros, uma caixa, duas caixas, cinco caixas; o que tiver para doar. Quem não puder vir trazer a doação, basta ligar para os telefones abaixo mencionados, que o carro da Secretaria de Cultura de Juazeiro vai até o seu endereço. Não importa o tipo do livro, aceitamos e recebendo livros didáticos e paradidáticos”, ressalta o coordenador.
Para cada biblioteca serão destinados entre dois a três mil títulos. Basta ligar para a Biblioteca Pública, deixar seu endereço e telefone que os livros serão recolhidos, especialmente quando for de uma caixa em diante.
No primeiro momento, serão inauguradas seis bibliotecas, nos seguintes bairros: Frei Damião, João Cabral, Antônio Vieira, Vila Nova, Aeroporto e no São Gonçalo, na zona rural de Juazeiro do Norte, como também abastecer e criar outras padarias espirituais em Crato, Barbalha, Antonina do Norte, Assaré, Missão Velha, Mauriti e Caririaçu. http://caririag.blogspot.com/2010/09/biblioteca-polo-realiza-campanha-do.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário