quarta-feira, 29 de agosto de 2012

PerCursos Urbanos - Acessibilidade



- Dá pra chegar lá? -

Nem sempre o trajeto é simples, fácil e previsível. Vivêncie conosco, neste sábado, dia 01, a problemática da acessibilidade.

A região do Cariri vem, ao longos dos últimos anos, crescendo mecanicamente e economicamente em ritmo acelerado podendo ser comparado ao de uma capital. Mas, assim como o crescimento desenfreado dos centros urbanos mundiais desde o início do século
XX, o resultado é uma expansão sem planejamento prévio.

A negligência com a cidade, suas ruas, suas calçadas e, principalmente, seus moradores nos leva a debater um direito humano que por muito tempo foi tratado com desmazelo. A acessibilidade urbana procura proporcionar, à maior quantidade de pessoas, a utilização de forma autônoma e de maneira segura as edificações. Não somente as construções uma vez fora dos padrões adequados, mas também a inexistência de um profissional apto à receber e condizir, acabam excluindo o direito à cultura, lazer entre outros.

A mediação fica por conta de Cicero Carlos Oliveira da Silva, especialista em Inclusão Escolar: Necessidades Educativas Especiais pelas Faculdades Integradas de Patos, e atual estudante de Biblioteconomia pela UFC. Carlos tem formação complementar também em Orientação e Mobilidade, Libras e grafia Braile.

Na incansável busca de aprendizado, procuramos vivênciar e entender como algo muitas vezes simples para nós, como atravessar a rua ou adentrar um resinto, pode um verdadeiro desafio. Dia 01 de Setembro, às 15h, perceber Juazeiro do Norte do ponto de vista de uma pessoa com deficiência, apontado os pontos críticos, como também as ações positivas, será nosso desafio nesse percurso.

Serviço:
Dá pra chegar lá?, com Cicero Carlos Oliveira da Silva – projeto Percursos Urbanos - Cariri.
Sábado, 01 de Setembro, às 15h, saindo do Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri.
Informações: (88) 3512-2855
É importante fazer a inscrição antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário