quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Acessibilidade: pessoas com deficiência visual são guias na exposição Formas Invisíveis


Quem foi que disse que para ver é preciso enxergar? Na exposição "Formas Invisíveis, um mergulho nos sentidos", que ocorreu ontem, na Casa Cor Ceará 2009. Os visitantes puderam ter uma experiência que comprova o contrário. Com os olhos vendados e os pés descalços, e guiados por deficientes visuais, os participantes perceberam que basta apenas ouvir e tocar para poder sentir verdadeiramente as coisas ali expostas.

Em vez de apreciar as cores e as formas de uma maneira visual, a ordem era tocar, cheirar e escutar, puxar na memória as formas que lá estão guardadas, e assim viajar no universo dos sentidos. As peças feitas dos mais diversos materiais eram, aos poucos, reveladas. Umas em irmãs siamesas feitas de madeira, outras em jogos de chá de argila, algumas em serpentes de sisal e papel.

A jornalista Fernanda Aires, no começo, sentiu um certo estranhamento, mas depois relaxou e achou a iniciativa bastante significante. "Pude ter a noção, durante o tempo da visita, de como é descobrir as formas e belezas dos objetos sem vê-los".

O massoterapeuta Francinaldo dos Santos, 35 anos, era um dos guias da exposição. Cego há dois anos, perdeu a visão devido ao glaucoma. Ele conta que essa iniciativa promove a inserção dos deficientes físicos na sociedade e dá a oportunidade de as pessoas perceberem que, muitas vezes, o homem é o que ele sente. "Mostramos para o grande público que as mãos também podem ler e fazer sentir", disse.

Um dos coordenadores da mostra, Cícero Carlos Oliveira da Silva, explicou que a exposição está em sua quinta edição e que, desde 2005, ela busca a valorização dos deficientes.

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=684524

Nenhum comentário:

Postar um comentário