quarta-feira, 28 de outubro de 2009

CASA COR: UM PASSEIO PELOS SENTIDOS

As 15 peças que compõem a mostra foram confeccionadas por artistas que vivem na região do Cariri

Rosa Sá
rosa@opovo.com.br
28 Out 2009 - 01h12min
Descubra a importância dos sentidos para a percepção do mundo. O chamado é da exposição de artes plásticas e artesanato Formas Invisíveis: Um Mergulho nos Sentidos, que o Serviço Nacional do Comércio (Senac), unidade do Crato, levou ontem ao espaço nobre da Casa Cor.

A proposta da mostra, que ficou aberta das 16 às 22 horas, consistia em levar as pessoas para visitar as 15 peças expostas apenas sentindo seus diferentes formatos e materiais. Por isso, cada visitante que chegava tinha os olhos vendados e era guiado por entre as obras confeccionadas em madeira, argila, sisal, cabaças e buchas por rapazes portadores de deficiência visual.

A aposentada Zuila Dias, 57, e a economista Leya Spada, 32, respectivamente tia e sobrinha, fizeram a experiência. Leya saiu dizendo que achou sensacional tentar reconhecer os objetos apenas com o tato, porém teve receio de topar ou derrubar alguma coisa, o que a fez refletir sobre dificuldades que os deficientes visuais enfrentam no dia-a-dia. Zuila, por sua vez, disse não ter sido difícil identificar as formas e os materiais, mas se sentiu insegura ao ser conduzida por alguém sem visão em um ambiente escuro e desconhecido.

Conforme Cícero Carlos Oliveira Silva, curador da mostra e articulador do programa Deficiência e Competência do Senac no Crato, a iniciativa visa incentivar a inserção dos deficientes no mercado de trabalho, mostrando do que são capazes. Ontem, quatro rapazes cegos foram convidados a participar da iniciativa recebendo uma gratificação pela prestação do serviço. O projeto já foi apresentado no Crato, Juazeiro do Norte e Brejo Santo. Todos os trabalhos são de artistas do Cariri.
http://www.noolhar.com/opovo/fortaleza/922967.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário