terça-feira, 13 de outubro de 2009

Biblioteca Nacional - PARTE I


Como aluno do Curso de Biblioteconomia, era meu desejo um dia, conhecer a Biblioteca Nacional situada no Rio de Janeiro que guarda a memória de meu país. Fui apresentar um artigo no XXXII ENEBDRIO onde tive o prazer de ir até a BN duas vezes. Dia 10 de julho ao entrar no rol me deparei com aproximadamente 40 alunos da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação de São Paulo. Como eu não tinha agendado a visita fui barrado imediatamente. "Volte ao meio dia e poderá ter acesso!" disse o atendente. Pensei cá com os meus botões: vou entrar é agora. Imediatamente me fiz conhecer pela professora, que agora não lembro o nome, e pedi que desse um sorriso e solicitasse a minha inclusão com a turma paulista, dito e feito, a Dio, como disse ser chamada, aluna da Biblioteconomia, muito gentil guardou minha bolsa no seu espaço do guarda volumes. O guia Dario, bem humorado nos apresentou detalhadamente da 10h até aproximadamente 17h todos os espaços da Biblioteca. Começamos pela entrada onde as portas, corremãos, vidraças tudo proveniente da europa. O cheiro forte de naftalina nos dava as boas vindas num corredor apertado. Passamos pelo centro de digitalização, ambiente escuro, onde milhares de imagens são capturadas várias vezes para guardar a memória de obras que poderão ser perdidas pelo tempo, conhecemos o Núcleo de Qualidade, Setor de Pesquisa e Preparo de músicas, jornais e filmes, lá encontrei estagiários da UNIRIO e temporários que prestam serviços. Aprendi como a sinalética (informações de cada obra) ajuda na preparação da microfilmagem. Um jovem reorganiza as páginas de um livro de 1530 escrito em grego, ele veste luvas de algodão. Depois de ver películas e mais películas sendo microfilmadas conheci o Centro de Conservação e Restauração, aqui tenho muitas coisa para partilhar, mas fica para um outro momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário